pt Portuguese
en Englishfr Frenchpt Portuguesees Spanish
Saúde
Presencial

Cuidados ao Doente Crítico – Presencial

277.00

  • 91% Avaliações positivas
  • 112 alunos recomendam este curso em 91%
  • Duração: 42 horas
  • Local: Porto
  • Idioma: Português
  • Presencial
  • Porto (data a definir)

Cuidados ao Doente Crítico – Presencial

O Curso de Cuidados ao Doente Crítico responde à carência ao nível de formação específica para quem cuida do doente crítico, tanto em contexto de cuidados intensivos como em ambiente hospitalar mais alargado.
O/a Enfermeiro/a desempenha um papel fundamental no reconhecimento e gestão do doente em deterioração clínica, pelo que é essencial que esteja preparado para assumir uma abordagem sistemática. Esta abordagem permitirá o reconhecimento e tratamento imediato das situações detetadas e a identificação de como e quando terá de pedir auxílio de outros profissionais.

Destinatários: O curso foi desenvolvido para enfermeiros/as com particular interesse pela área dos cuidados ao doente crítico.

Objetivo Geral
Desenvolver o conhecimento técnico-científico e de gestão do/a Enfermeiro/a que presta cuidados a doentes em situações críticas de saúde e que carecem de cuidados intensivos.
Objetivos Específicos
Explicar a estrutura e função dos sistemas respiratório e cardiovascular e o modo como se relacionam;
Identificar as mudanças na fisiologia humana decorrentes dos processos de doença ou lesão orgânica;
Analisar de modo crítico os diversos aspetos da prática diária de enfermagem em cuidados intermédios / intensivos;
Descrever as atividades de enfermagem decorrentes da sua prática enquanto prestador de cuidados ao doente em ambiente crítico.
Conteúdos Programáticos
Anatomofisiologia do aparelho respiratório
Cenários clínicos
Princípios de ventilação e cuidados ao doente no âmbito respiratório:
a. Ventilação invasiva
b. Ventilação não invasiva
c. O doente com lesão pulmonar aguda
d. Gestão do doente com difícil desmame ventilatório
Interpretação de gasimetrias arteriais
Anatomofisiologia do aparelho circulatório
Princípios da eletrocardiografia:
a. O sistema de condução cardíaco
b. O funcionamento do eletrocardiógrafo/elétrodos
c. Análise e interpretação de traçados de ECG
Monitorização e cuidados ao doente no âmbito cardiovascular:
a. Princípios de monitorização invasiva – PA catheter / Picco / Lidco / Esophageal Doppler b. Terapia vasoactiva e inotrópica
b. Terapia vasoactiva e inotrópica
Nuno Pinto
Formador

Enfermeiro formado na ESEP em 2000, mudou-se para o Reino Unido em 2005 depois de ter trabalhado em Medicina, Neurocirurgia e Cuidados Intensivos em Portugal. Trabalhando sobretudo na área de cuidados intensivos em Inglaterra, desempenhou várias funções desde a gestão à investigação. Pós-graduado em Cuidados ao Doente Crítico, Mentorship e Recursos Humanos, é ainda formador certificado pelo UK Resuscitation Council.

Marta Santos
Formadora

Formada em Cardiopneumologia, desde 2013 que faz acompanhamento domiciliário de doentes com SAOS, DPOC, SAO e de doentes neuromusculares (Linde Saúde). Preletora em ações e cursos de formação VNI, Oxigenoterapia e Tosse Mecanicamente Assistida.

Nélson Nabais
Formador

Enfermeiro com vasta experiência em Cuidados Intensivos (doente adultoe pediátrico, submetido a cirurgia cardíaca, transplante cardíaco, transplante renal e cirurgia geral). É Especialista Clínico na Linde Saúde e interlocutor para a região Sul do Programa Remeo.

Catarina Soares
Formadora

A enfermeira Catarina tem anos de experiência nos cuidados ao doente do foro cardíaco no que é considerado um dos melhores hospitais da Europa, e irá ajudá-lo a compreender de forma clara como funciona o maravilhoso mundo do coração.

Francisco Sousa
Formador

Enfermeiro com experiência profissional de 22 anos em Cuidados Intensivos e Emergência Pré-Hospitalar. Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica e Pós-Graduado em Gestão de Unidades de Saúde para Enfermeiros. Vasta experiência formativa em diversas instituições.

Paulo de Sousa
Formador

O Enfermeiro Paulo Sousa trabalha no Reino Unido há mais de 10 anos, estando de momento a exercer funções como Enfermeiro de Investigação em cancro pulmonar e cirurgia torácica. Grande parte da sua carreira também foi dedicada aos cuidados intensivos, sendo especializado na área. O seu trabalho em investigação faz com que integre mais de dez publicações científicas sobre o cancro.

Sofia Castro
Formadora

A Enfermeira Sofia Castro é Pós-graduada em Cuidados Intensivos. Desenvolveu grande parte da sua carreira profissional no Reuni Unido, como Enfermeira de Cuidados Intensivos e Responsável de turno no Hospital Royal London – Centro Hospitalar Barts Health NHS Trust

João Silva
Formador

Tem experiência profissional de vários anos nas áreas de Urgência e ECMO. Trabalhou como Enfermeiro de Cuidados Gerais e Especialista em Enfermagem de Reabilitação na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de São João (Porto).

Testemunhos
Sobre a nossa oferta formativa
Metodologias Ativas

Com um modelo de formação que alia a teoria à prática, procuramos facilitar a aprendizagem.

Desenvolvido pelos melhores profissionais

Este curso foi pensado e elaborado pelos melhores profissionais de saúde e com competências pedagógicas na área.

Formadores especializados e experientes

Os nossos cursos são acompanhados por uma equipa de formadores com anos de experiência profissional.

Certificado

Receberá o seu certificado no final do curso. Este poderá ser um certificado de formação profissional SIGO ou VP Formação.

Perguntas frequentes

O que preciso para começar este curso?

Necessita de efetuar o pagamento, entregar documentos solicitados e após reunidas estas condições iniciará o curso mediante o cronograma definido.

Qual o período em que decorre o curso?

O curso decorre nas datas definidas em cronograma.

A formação é certificada?

Receberá o seu certificado no final do curso. Este poderá ser um certificado de formação profissional SIGO ou VP Formação.

Cursos Relacionados

Cursos do Mês: Neerlandês A1 🇳🇱 e Análise e Interpretação de Gasimetrias Arteriais🩸

X