Isabel Cruz é a coordenadora do departamento de formação da Vitae Professionals® (VP) e uma das principais responsáveis pelo sucesso do mesmo. Decidimos desafiá-la a responder a algumas questões sobre o segredo por detrás do seu sucesso, a falar um pouco sobre a nossa oferta formativa e a contar-nos um pouco sobre o futuro VP Formação.

Com mais de 14 anos de experiência como coordenadora pedagógica, e de 8 como mãe  – e com um passado profissional que lhe permite implementar as melhores estratégias e conseguir as melhores parcerias e certificações – a Isabel terá certamente dicas importantes e informação de relevo a partilhar.

– Isabel, fala-nos sobre o Departamento de formação da Vitae Professionals (VP): quando surgiu, quais as áreas de certificação e as principais mais-valias.

O nosso departamento de formação foi criado em 2014 como resposta a uma necessidade apresentada pelos nossos candidatos em aprofundar alguns conhecimentos que lhe seriam relevantes para o seu futuro profissional fora de Portugal. Começámos com os cursos técnicos de línguas e fomos progredindo para cursos mais especializados e específicos às diferenças profissões. Como em tudo na nossa empresa, o nosso principal objectivo é afirmar este departamento como uma referência de qualidade na área da formação especializada para profissionais de saúde e público em geral.

Em 2017 obtivemos a certificação da DGERT nas seguintes áreas:

222 – Línguas e Literaturas Estrangeiras

723 – Enfermagem

729 – Saúde

Tendo como principal objetivo a oferta de cursos de qualidade e relevantes à prática diária dos nossos formandos, considero que as principais vantagens da nossa formação são:

– o trabalho de investigação e pesquisa aquando da conceção dos conteúdos programáticos;

– a forte componente prática que envolve os formandos e os torna agentes ativos no processo de aprendizagem;

– a equipa pedagógica constituída por formadores muito experientes, técnica e pedagogicamente falando.

Em suma, diagnosticamos as necessidades formativas do nosso público-alvo, procuramos os melhores formadores na área e desenvolvemos cursos que dêem resposta a estas carências.

– Na tua opinião, quais terão sido as maiores vitórias já alcançadas pelo departamento de Formação da VP?

Penso que a vitória mais importante é o reconhecimento por parte dos nossos formandos, pelo feedback após cada formação, pelo número de recomendações que recebemos de antigos formandos e até por termos vários formandos que optam pelas diversas formações que temos disponíveis em oferta. Como o nosso foco sempre foi uma busca constante pela qualidade, a certificação da DGERT no início de 2017, a acreditação pela Ordem dos Enfermeiros em 2018, a Rede de parceiros de referência nacional que temos constituído de forma contínua (dos quais destacamos a Escola Superior de Enfermagem S. José Cluny, a Escola Superior de Saúde de Santa Maria, a Linde Healthcare, a D’Ar Saúde, entre outros) são também sinais de que estamos no caminho certo!

– Já que referes o reconhecimento dos formandos como uma das vitórias da VP Formação, conta-nos como tem sido a aceitação e o feedback por parte do público.

É com muito orgulho e satisfação que posso dizer que 80% dos nossos formandos atribuem o nível 5 (muito bom) na apreciação global das nossas formações. Podemos destacar a qualidade do acompanhamento efetuado pela Vitae Professionals, o grau de cumprimento dos objetivos e a qualidade dos formadores. E estamos sempre prontos a receber o feedback por parte dos nossos formandos para mudar os cursos de acordo com as sugestões que consideramos relevantes. Os nossos cursos não são estanques e estão em constante mudança para se adaptarem ao feedback dos nossos formandos. Um trabalho que muito apreciamos por parte da nossa grande equipa de formadores.

– E qual é o perfil dos vossos formadores?

Coloco um foco muito especial na experiência prática e capacidade de transmissão de conhecimento dos nossos formadores. Queremos essencialmente profissionais da prática que se mantêm atualizados e são capazes de partilhar os seus conhecimentos ao mesmo tempo que estão abertos a aprender com os formandos. Muitos têm também experiência internacional e exposição a ambientes de trabalho diferentes, algo que considero uma grande mais valia do nosso departamento em específico.

– Por onde vai andar a VP em 2019?

Para além do Porto, Madeira e Açores, por onde temos já andado, a zona interior do país será uma grande aposta. Há muito interesse por parte dos profissionais das ilhas e do interior do Continente em fazer os nossos cursos e felizmente conseguimos as melhores parcerias locais. Mas estamos disponíveis a realizar edições dos nossos cursos em qualquer zona do país, desde que seja garantido um nº mínimo de formandos inscritos.

– Fala-nos um pouco mais sobre as novidades deste ano: novos cursos e aposta na formação à medida para empresas…

Este ano lançamos novos cursos que considerámos relevantes e que nasceram do feedback por parte dos nossos formandos e formadores. Emergências MédicasVentilação Não InvasivaAbordagem à Vítima de Trauma Abordagem ABCDE/Via Aérea e Gasimetrias são as novidades do nosso catálogo de formação.

Apostamos também na formação à distância com o lançamento online de cursos de preparação para o exame OET e Inglês técnico para a saúde, bem como de outros cursos oferecidos em parceria com um dos melhores institutos de língua especializado no Reino Unido no ensino de línguas para a saúde.

Por outro lado, sabemos que é fundamental que as organizações reconheçam a importância do seu capital humano e para isso invistam no desenvolvimento das suas competências. Neste sentido, consideramos pertinente o desenvolvimento de programas formativos à medida das necessidades e objetivos das empresas. Por exemplo: deparamo-nos, constantemente, com notícias que nos relatam acidentes de trabalho. Um curso de Primeiros Socorros surge, assim, como uma necessidade premente para empresas de áreas como a construção civil, metalomecânica, serralharia, entre outras.