O AVC (Acidente Vascular Cerebral) refere-se a uma interrupção súbita da circulação sanguínea para o cérebro, que fica impedido de receber oxigénio e nutrientes, indispensáveis à sua normal atividade. Em 85% dos casos, a origem está num bloqueio da irrigação sanguínea devido à obstrução de uma artéria cerebral – AVC isquémico. Em cerca de 15% das ocorrências, o AVC tem origem no rompimento de uma artéria, que dá lugar a uma hemorragia – AVC hemorrágico.

Neste Dia Mundial do AVC, pretendemos alertá-lo para os sinais de alarme, que permitem reconhecer a ocorrência destes episódios. A imagem abaixo indica quais os principais sintomas a ter em conta:

Outros sinais a ter em conta:

  • Alteração de visão (em um ou ambos os olhos);
  • Dificuldade em andar, tonturas ou falta de equilíbrio;
  • Dor de cabeça severa e sem causa aparente;
  • Sensação súbita (em minutos ou horas) de náusea e vómito;
  • Um breve período de ausência ou diminuição de consciência (desmaios, confusão, convulsão ou coma).

 

Seja qual for a causa, o AVC é sempre uma emergência médica e é urgente atuar o mais rapidamente possível. Neste sentido, saber como efetuar os Primeiros Socorros é sempre útil, de forma a que a vítima possa ser socorrida de forma mais imediata por quem se encontra no local, no momento. O curso de Primeiros Socorros da VP Formação permite, não só identificar o AVC, como proceder corretamente de forma a assegurar a segurança e evitar consequências mais graves.

 

 

Fontes: LusíadasDGS