Hoje, 18 de novembro, é Dia Europeu do Antibiótico e é também o dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) inicia uma semana dedicada à sensibilização para o facto de, cada vez mais, as bactérias, vírus, fungos e parasitas estarem a resistir aos agentes antimicrobianos.

A “World Antimicrobial Awareness Week 2021” decorre de 18 a 24 de novembro e pretende também alertar para a correta utilização dos antibióticos, de forma a promover um consumo consciente e seguro dos mesmos. A incorreta utilização destes fármacos faz com que sejam menos eficazes.

 

 

De acordo com a OMS, é importante salientar o facto de que esta resistência aos agentes antimicrobianos, torna as infeções mais difíceis de tratar, o que aumenta o risco de propagação de doenças, doenças graves e morte.  

Uma premissa que é corroborada pela pesquisa feita pelo Instituto de Cuidados Críticos e Anestesiologia Medanta – The Medicity – Gurugram, na Índia. A investigação sublinha que “em países em vias de desenvolvimento, a resistência a multi-fármacos devido ao uso excessivo de antibióticos está, provavelmente, a causar uma ainda maior mortalidade”. Algo que leva a que a sépsis, reação inflamatória generalizada do organismo, possa vir a matar mais pessoas do que o cancro e os ataques cardíacos. 

 

Leia aqui o nosso artigo “Sépsis pode matar mais que cancro”