Com a chegada do Outono, as temperaturas começam a descer. Ao frio e ao tempo mais húmido estão associadas algumas patologias como a gripe, as constipações e outras infeções do foro respiratório. Por isso, com o Inverno à porta, é importante reforçar ainda mais o nosso sistema imunitário, de forma a prevenir o aparecimento destas doenças.
Uma das formas de prevenção, se não a mais importante, é a ingestão regular de água. E em tempo frio pode optar por beber água em forma de infusão, bem quentinha e aromática.
Uma outra forma de evitar estes sintomas de Inverno e que, aliás, podemos colocar em prática todo o ano, independentemente da estação, é através da alimentação. O sistema imunitário pode ser reforçado através de alimentos ricos em substâncias antioxidantes, isto é, componentes que combatem os radicais livres, que são responsáveis pelo surgimento de várias doenças e inflamações. Falamos, por exemplo, de substâncias como a Vitamina C e a Vitamina E, ou o selénio e o zinco.
Posto isto, quais os alimentos ricos nestes componentes e que é importante consumir para proteger e reforçar o nosso sistema imunitário? Aqui ficam algumas sugestões:
- Verduras de cor verde-escura (couve-galega, brócolos, espinafres);
- Verduras de cor verde/alaranjada (cenoura, abóbora, beterraba);
- Fruta variada de cor vermelha, laranja/amarela, roxa/azul, verde e branca (incluindo frutas cítricas como a laranja, toranja, limão, tangerina);
- Frutos oleaginosos (nozes, avelãs, amêndoas);
- Peixe gordo (sardinha, salmão, cavala, atum, arenque);
- Leguminosas (feijão, grão de bico, lentilhas);
- Cereais e seus derivados integrais (pão escuro, arroz e massa integral).
Já pode, agora, colar esta lista na porta do seu frigorífico e consultar sempre que vai preparar as suas refeições ou fazer um lanchinho.
Fonte: https://www.revistasauda.pt/
A alimentação e a nutrição têm um inegável impacto na qualidade de vida, principalmente no que diz respeito a pessoas com um estado de saúde considerado mais frágil, como os idosos. Por isso mesmo, a VP Formação elaborou o Workshop Cuidados na Alimentação e Hidratação do Doente. Para Enfermeiros, Técnicos Auxiliares de Saúde, Gerontólogos, Animadores Socioculturais e todos os profissionais que, no contexto da sua profissão, pretendam estar dotados das competências necessárias para a eficaz prestação de cuidados ao doente. Saiba mais aqui.