Uma das atividades preferidas dos portugueses no Verão é, claro está, ir para a praia. Com milhares de kms de costa, sol com fartura e praias magníficas, não é de admirar. 

 

No entanto, é extremamente importante que os pais tomem precauções e conversem com os filhos sobre segurança na praia (especialmente no mar). Embora um dia ou férias inteiras na praia possa ser uma excelente ideia para fugir à realidade do dia-a-dia, também pode gerar nas pessoas uma falsa sensação de segurança.

 

 

Infelizmente, existem perigos reais nas praias a ter em conta. Embora não muito frequentes, eventos como afogamento, insolação e queimaduras solares podem ter um impacto muito grande nas famílias e estragar o que seria um momento de lazer. Por isso mesmo, mais vale prevenir. Eis aqui alguns conselhos da nossa equipa de especialistas:

 

Prepare-se para a praia

Se está a pensar ir até à praia, é sempre boa ideia conversar com os seus filhos com antecedência sobre o que significa estar seguro neste local antes que a sua atenção se disperse pela areia ou ondas do mar.

Nadar no mar é muito diferente de nadar numa piscina, sendo em regra necessários muito mais habilidade e esforço físico. Além de que aqui não existem locais de apoio para que as crianças de agarrarem se ficarem cansadas ou sentirem alguma dificuldade.

Por esse motivo, não é incomum que os mais pequenos sintam dificuldade em nadar no mar, pois podem também ficar intimidados com as ondas ou com o facto de não conseguirem ver o fundo.

Se está a planear umas férias na praia, e se as suas crianças estão mais habituadas a piscina, é importante que as prepare para essas diferenças, podendo ser também útil – especialmente para crianças pequenas – fazer algumas aulas de natação. Por exemplo, é importante que as crianças pequenas sejam ensinadas a não virar as costas às ondas – pois correm o risco de ser apanhadas desprevenidas – e que aprendem a flutuar de costas – para o caso de precisarem de descansar no mar.

Mesmo que o seu filho seja mais velho, nunca o perca de vista quando estiver dentro do mar e mantenha-se perto para ajudar ou pedir ajuda se necessário.

 

Comprar coletes salva-vidas

Se tiver bebés ou crianças em idade pré-escolar, é recomendável que considere a compra de um colete salva-vidas pois nunca se sabe se estes conseguem escapar em direção à água.

 

 

Escolha praias com salva-vidas

As probabilidades de afogamento numa praia sem proteção de salva-vidas é quase cinco vezes maior do que numa com vigilância. Sempre que possível, opte por uma praia com vigilância e siga as recomendações dos salva-vidas.

 

Mantenha-se atento

Embora seja tentador fechar os olhos e tirar uma soneca, se tiver crianças a brincar no mar, fique atento (mesmo que sejam pré-adolescentes ou adolescentes). E os mais pequenos devem estar sempre ao alcance.

O ideal é que esteja no mar com eles. Se tiver companhia de outro adulto, revezem-se para cuidar das crianças.

 

Use protetor solar e hidrate-se

O que pode começar como um dia feliz na praia, pode rapidamente tornar-se num final de dia doloroso. Proteja a sua pele e a das suas crianças com um protetor solar de amplo espectro ou roupas. Reapliquem o protetor solar várias vezes ao longo do dia e bebam muita água.

 

Fonte: https://www.verywellfamily.com/how-to-teach-kids-about-beach-safety-4783536
Este e outros assuntos são aprofundados no nosso curso de Primeiros Socorros na Infância.