O francês é falado em todos os continentes, sendo a língua oficial de 29 países. Aproximadamente 300 milhões de pessoas falam francês, sendo, por isso, um idioma global importante. Além disso, é uma das línguas mais ensinadas no mundo, logo depois do inglês.  

A aprendizagem da língua francesa é de extrema importância, não apenas pelos muitos enquadramentos culturais, profissionais, académicos e pessoais nos quais o domínio da língua é importante, mas, também, por haver uma maior carência de profissionais a dominar a língua, em comparação com o inglês. Destacamos alguns dos mais emergentes benefícios da aprendizagem do francês: 

  • Oportunidades Culturais: o francês é uma língua rica em literatura, filosofia, arte e cinema. Conhecer o idioma permite um acesso mais profundo e autêntico às obras de autores como Victor Hugo, Marcel Proust, Simone de Beauvoir, além de filmes de cineastas renomados como François Truffaut e Jean-Luc Godard. 
  • Oportunidades Profissionais: o francês é a língua oficial de muitos organismos internacionais como a ONU, União Europeia, OTAN, e a Cruz Vermelha. Empresas multinacionais também valorizam o conhecimento do francês, especialmente em países como a França, o Canadá, a Bélgica, a Suíça e diversos países africanos. Ter domínio do francês pode abrir portas para carreiras em diplomacia, relações internacionais, negócios e turismo. 
  • Vantagens Académicas: Muitos programas académicos e bolsas de estudo exigem ou preferem candidatos com conhecimento em francês.  
  • Enriquecimento Pessoal: aprender uma nova língua expande os horizontes intelectuais e culturais de uma pessoa. A habilidade de falar francês enriquece as experiências de viagem, permitindo uma interação mais significativa com as culturas locais. 

A proficiência na língua francesa é uma habilidade valiosa que pode ser avaliada de várias maneiras e níveis. Existem diferentes níveis de proficiência, cada um representando um grau específico de competência na comunicação oral e escrita.  

Os níveis de proficiência em francês são geralmente categorizados pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFR), que divide a aprendizagem de línguas em seis níveis:  

Se no nível A1, é suposto que o formando compreenda e utilize expressões familiares e quotidianas simples, num nível C2 já será capaz de compreender praticamente tudo o que ouve ou lê e terá a capacidade de se expressar espontaneamente, de forma muito fluente e precisa. Na VP Formação, temos disponíveis cursos de Francês para se conectar com a língua, aprender e alcançar a almejada proficiência! Não perca a oportunidade de conhecer os nossos cursos, nas várias modalidades disponíveis, aqui!

A VP Formação é uma empresa de formação certificada pela DGERT nas áreas de Saúde, Enfermagem e Línguas.