A segurança e bem-estar dos filhos é sempre a maior preocupação dos pais, desde o nascimento e… para todo o sempre, não é verdade? À medida que as crianças crescem, tornam-se cada vez mais imprevisíveis e, consequentemente, surgem novos riscos e novos perigos, que podem transformar-se em acidentes.

Desde quedas a queimaduras ou intoxicações, vários podem ser os acidentes que colocam a vida dos bebés e crianças em perigo. Neste artigo, abordamos alguns hábitos importantes a adquirir, desde os primeiros dias do bebé, para que possa ser estabelecido um certo nível de segurança e a tranquilidade possa estar mais presente, no quotidiano de pais e crianças.

Para evitar quedas dos bebés e crianças mais pequenas:

  • É sempre melhor ter tudo o que se precisa à mão (ex. quando se muda a fralda ou quando se dá banho ao bebé);
  • Usar proteção nas escadas, janelas e portas de acesso a varandas ou terraços.

Se a criança bater com a cabeça tenha sempre em conta: se perde a consciência (mesmo que por apenas alguns segundos), se vomita, se fica com tonturas ou tem queixas de dores de cabeça. Vigie ainda a forma de agir (se anda bem, come bem, se não está sonolenta), durante as 36 horas que se seguem à queda. Se existir um comportamento estranho deve dirigir-se imediatamente ao serviço de urgência.

 

 

Para evitar queimaduras existem também alguns comportamentos que podem e devem ser adotados:

  • Devem afastar-se os líquidos quentes (água, café ou chá) da criança;
  • Devem proteger-se as lareiras, radiadores e outras fontes de calor;
  • Antes do banho, deve sempre ser verificada a temperatura da água;
  • Quando se der o biberão, deve verificar-se a temperatura do leite, entornando uma gota no pulso;
  • Evitar utilizar o micro-ondas para aquecer o leite do bebé, porque o aquecimento não é homogéneo. Caso o faça, assegure-se que homogeneíza bem o leite e verifica de seguida a temperatura antes de o dar ao bebé.

No caso das queimaduras em crianças é sempre aconselhado uma ida a um profissional de saúde.

 

 

De modo a evitar intoxicações deve:

  • Sempre que comprar produtos que, com um uso inadequado ou ingestão acidental, podem ser tóxicos ou corrosivos, opte pelos que têm tampa de segurança e mantenha, mesmo assim, fora do alcance das crianças;
  • Mantenha todos os medicamentos, produtos químicos e de limpeza bem fechados e fora do alcance e da vista da criança.

 

 

E porque também podem acontecer electrocuções e asfixias, algumas dicas para evitar estas situações são:

  • Utilizar protetores de tomadas e remover, se possível, todos os fios soltos e extensões;
  • Ter especial cuidado com todos os objetos pequenos, sacos de plástico e balões, pois podem sufocar a criança;
  • Para além da roupa de cama e da chupeta, os bebés não devem ser deitados com nenhum outro acessório (não coloque na cama do bebé almofadas, fraldas de pano, brinquedos, gorros, fitas ou correntes da chupeta).

 

 

Fonte: https://www.revistasauda.pt

 

A VP Formação está consciente dos perigos que podem colocar em causa a vida dos bebés e crianças e, claro, perturbar a tranquilidade de pais, professores, educadores e profissionais de saúde. Conheça o nosso curso de Primeiros Socorros na Infância, que o pode dotar de alguns mecanismos necessários para agir em conformidade, numa situação de acidente com crianças.