Nuno Pinto é Enfermeiro e um dos fundadores da casa VP Formação. A sua experiência profissional, e a sua constante busca pela resolução das necessidades dos seus colegas Enfermeiros, estabeleceu o tema da Anafilaxia como uma lacuna que teria de ser preenchida. E assim nasceram dois cursos online:
O Enfermeiro Nuno respondeu-nos a algumas questões para que possas conhecê-lo melhor e entender quais as suas motivações para a criação destes dois cursos. No final da tua leitura, estarás ainda esclarecido acerca da importância de todos sabermos mais sobre esta temática.
Poderás também gostar de: Choque Anafilático: sabe o que é?
Quem é o formador Nuno?
Sou enfermeiro desde 1999, formado na Escola Superior de Enfermagem do S. João no Porto e com Pós-Graduação em Cuidados ao Doente Crítico pelo Kings College de Londres. Tenho mais de 10 anos de experiência em Cuidados Intensivos em hospitais no Reino Unido e Portugal.
Quais as razões que colocaram a temática da Anafilaxia em cima da mesa e que levaram à criação destes cursos?
Da minha experiência no Reino Unido, onde esta formação é “quase obrigatória”, senti que era um tópico pouco falado em Portugal e sobre o qual deveria haver mais informação e conhecimento tanto entre profissionais de Saúde como população em geral.
Umas palavras aos seus colegas Enfermeiros e outros profissionais da área: quais são as mais valias do curso Anafilaxia para profissionais de Saúde? Quais as principais diferenças que sentirão na prática diária da sua profissão depois desta formação?
A principal causa de morte por Anafilaxia nos países desenvolvidos é a administração de drogas por profissionais de Saúde em contexto hospitalar. É por isso importante que todos os profissionais, nos mais diversos contextos em que trabalham, tenham conhecimentos sobre este fenómeno: sinais, sintomas e tratamento para poder reconhecer e atuar em tempo útil.
E para o público em geral, de que forma poderá o curso Anafilaxia – Conceitos e Princípios Básicos de Tratamento transmitir conhecimentos importantes para o dia-a-dia?
Nos tempos modernos, é expectável que as alergias a alimentos e outros elementos exteriores sejam mais frequentes. Assim sendo, a probabilidade de algumas se manifestarem sob a forma de um choque anafilático é também maior. Mais uma vez, saber reconhecer os sinais de Anafilaxia, quando e como pedir ajuda, pode significar a diferença entre a vida e a morte se alguma vez a situação surgir!