pt Portuguese
en Englishfr Frenchpt Portuguesees Spanish
Saúde
Presencial

Ventilação Não Invasiva – Presencial

170.00

  • 99% Avaliações positivas
  • +1000 estudantes certificados
  • Duração: 12 horas
  • Local: Porto, Madeira
  • Idioma: Português
  • Presencial
  • Cronograma predefinido
Categorias: ,

Ventilação Não Invasiva – Presencial

A Ventilação Não Invasiva (VNI) consiste na aplicação de um suporte ventilatório sem recorrer a métodos invasivos, evitando desta forma as complicações associadas à entubação orotraqueal e ventilação mecânica invasiva. Esta técnica já demonstrou ser eficaz em diversos tipos de insuficiência respiratória aguda ou crónica agudizada.
O enfermeiro é o profissional que irá lidar, no dia a dia, e com maior frequência com este tipo de terapia pelo que é fundamental que esteja devidamente preparado em termos teóricos e práticos para as situações de colocação e início de terapia, manutenção e gestão da mesma e cuidados ao doente durante o seu tratamento.
No Curso de Ventilação Não Invasiva faz-se uma revisão dos benefícios, vantagens e limitações da VNI, interfaces utilizadas e principais indicações desta técnica na insuficiência respiratória aguda (IRA) e na insuficiência respiratória crónica agudizada.

Destinatários: Enfermeiros e outros profissionais de saúde que lidam com doentes a necessitar de ventilação crónica no domicílio ou por situação aguda em ambiente hospitalar (enfermaria e unidade de cuidados intensivos).

  Esta ação de formação é desenvolvida em parceria com a Linde.

Objetivo Geral
Desenvolver conhecimentos e competências adequados ao cuidado do doente com VNI, em contexto agudo e crónico.
Objetivos Específicos
Identificar os procedimentos de segurança relacionados com o uso de VNI, em contexto clínico e domiciliar;
Enumerar as limitações e riscos associados à utilização de VNI nas diversas patologias;
Demonstrar domínio da abordagem ABCDE perante o doente a necessitar de VNI;
Identificar situações em que ajuda é necessária, a partir de casos práticos.
Conteúdos Programáticos
Anatomia e Fisiologia Respiratória
Análise e Interpretação de Gasimetrias
Modos e Parâmetros Ventilatórios
Desmame ventilatório
Doente imunocomprometido
Edema agudo do pulmão
DPOC agudizado
Doente Neuromuscular
Deformidade da caixa torácica
Síndrome Obesidade Hipoventilação
Distúrbios respiratórios do sono
Tosse Mecanicamente Assistida
Marta Santos
Formadora

Formada em Cardiopneumologia, desde 2013 que faz acompanhamento domiciliário de doentes com SAOS, DPOC, SOH e doentes neuromusculares (Linde Saúde). Preletora em ações e cursos de formação VNI, Oxigenoterapia e Tosse Mecanicamente Assistida.

Nelson Nabais
Formador

Enfermeiro com vasta experiência em Cuidados Intensivos (doente adultoe pediátrico, submetido a cirurgia cardíaca, transplante cardíaco, transplante renal e cirurgia geral). É Especialista Clínico na Linde Saúde e interlocutor para a região Sul do Programa Remeo.

Tânia Leite
Formadora

Licenciada em Enfermagem, com Especialidade em Enfermagem de Reabilitação. Tem 16 anos de experiência com o doente crítico em contexto de Cuidados Intensivos, Urgência e Emergência Hospitalar. É formadora nas áreas de Ventilação Não Invasiva, Oxigenoterapia e Gestão de Secreções e é formadora pelo CPR (SBV, SIV e SAV). Desde 2019 desempenha funções Clinical Sales Specialist, na Linde Healthcare.

João Cavaleiro
Formador

Licenciado em Fisioterapia pela ESS do Porto (2004) e Mestre em Reabilitação Neurológica pela ESS de Alcoitão e Instituto de Ciências de Saúde da Universidade Católica Portuguesa (2011), tem experiência como Fisioterapeuta Hospitalar ao doente do foro Neurológico e Respiratório na ULS Matosinhos durante o período de 2007 a 2014. Foi Professor nas disciplinas de fisioterapia neurológica, respiratória e ventilação mecânica na ESS do Porto e outras instituições de ensino durante o mesmo período. É Clinical Sales Specialist na Linde Saúde (2014 – à data).

Nuno Pinto
Formador

Enfermeiro formado na ESEP em 2000, mudou-se para o Reino Unido em 2005 depois de ter trabalhado em Medicina, Neurocirurgia e Cuidados Intensivos em Portugal. Trabalhando sobretudo na área de cuidados intensivos em Inglaterra, desempenhou várias funções desde a gestão à investigação. Pós-graduado em Cuidados ao Doente Crítico, Mentorship e Recursos Humanos, é ainda formador certificado pelo UK Resuscitation Council.

Testemunhos
Sobre a nossa oferta formativa
Metodologias Ativas

Com um modelo de formação que alia a teoria à prática, procuramos facilitar a aprendizagem.

Desenvolvido pelos melhores profissionais

Este curso foi pensado e elaborado pelos melhores profissionais de saúde e com competências pedagógicas na área.

Formadores especializados e experientes

Os nossos cursos são acompanhados por uma equipa de formadores com anos de experiência profissional.

Certificado

Receberá o seu certificado no final do curso. Este poderá ser um certificado de formação profissional SIGO ou VP Formação.

Perguntas frequentes

O que preciso para começar este curso?

Necessita de efetuar o pagamento, entregar documentos solicitados e após reunidas estas condições iniciará o curso  mediante o cronograma definido.

Qual o período em que decorre o curso?

O curso decorre nas datas definidas em cronograma.

A formação é certificada?

Receberá o seu certificado no final do curso. Este poderá ser um certificado de formação profissional SIGO ou VP Formação.

Cursos Relacionados

Curso do mês | Diabetes: da Farmacologia à Prática

X