No passado dia 16 de outubro celebrou-se o World Restart a Heart Day, um movimento promovido pelo European Resuscitation Council com o objetivo de alertar para a importância da ressuscitação cardíaca.

Segundo dados da Fundação Portuguesa de Cardiologia, estima-se que todos os anos 10 mil pessoas sejam vítimas de morte súbita só no nosso país. A reanimação cardiorrespiratória de alta qualidade aumenta em 2.72 vezes a probabilidade de sobrevivência do doente sem sequelas neurológicas. Não conseguimos ficar indiferentes a estes números, que tornam clara a necessidade de uma sociedade formada para salvar vidas.

Decidimos agir.

Em parceria com o Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano (AEAH – Porto), estivemos na E.B. 2,3 Dr. Augusto César Pires de Lima a ensinar Suporte Básico de Vida (SBV) a cerca de 180 alunos do secundário.

A estes alunos juntaram-se ainda docentes e funcionários, que elevaram este número para cerca de 200. Estes grupos tiveram a oportunidade de aprender – ou em alguns casos, de relembrar – como agir em caso de se depararem com uma vítima em paragem cardiorrespiratória.

 Veja o vídeo que resume o nosso dia:

 Esta ação foi pensada pelo nosso departamento de formação – VP Formação – no âmbito da nossa responsabilidade social. Daremos continuidade a esta ação com um Workshop GRATUITO de SBV no próximo dia 23 de outubro, a decorrer nas nossas instalações (Porto).

 NOTA: Queremos deixar um agradecimento especial à Srª Prof.ª Helena Magalhães, que tanto fez para que este evento na Escola Pires de Lima fosse possível.