Escolher um curso pertinente e adequado pode ser um desafio, especialmente quando existem tantas opções disponíveis. Se estás à procura de adquirir ou reciclar conhecimentos importantes para a tua atividade profissional, ou desenvolver competências numa área específica na qual tens interesse, é importante considerar vários fatores antes de dares o passo final. E nós queremos dar-te algumas sugestões. Vamos a isso?
1. Identifica os teus objetivos
Antes de escolheres uma formação, é importante identificares e clarificares os teus objetivos e metas. Pensa sobre a razão pela qual este curso seria importante para ti: quais são as competências e conhecimentos que procuras adquirir? Com que objetivo? Onde pretendes chegar depois desta formação? A resposta a estas questões ajudar-te-á a selecionar um curso que esteja perfeitamente alinhado com os teus interesses e necessidades.
2. Tem em consideração a tua experiência e competências já adquiridas
Este é um ponto fundamental. Deves considerar a tua experiência ao escolher um curso. Se já tens alguma bagagem e experiência numa determinada área, podes querer escolher um curso mais avançado, na vez de um que seja mais básico e introdutório. Por outro lado, se é uma área na qual não tens experiência de todo, poderá ser boa ideia começar, precisamente, por um curso com conteúdo-base.
3. Pesquisa as opções disponíveis
Chegou a hora de pesquisares as opções.
Checklist para uma boa escolha:
✓ Qual é a modalidade do curso?
Hoje em dia, os cursos online são uma ótima opção, pois oferecem a vantagem de conseguires fazê-los de acordo com a tua disponibilidade e de conciliares este projeto com outros da tua vida profissional e pessoal. Ainda assim, terás de ter em atenção se esta será a melhor opção de formação, tendo em conta a temática. Alguns temas exigem uma componente mais prática, que só é possível garantir em cursos presenciais ou b-learning.
✓ O conteúdo programático do curso vai ao encontro das tuas necessidades e expectativas?
Aqui é importante perceber os tópicos que vão ser abordados e desenvolvidos no curso escolhido.
✓ Que tipo de material e recursos oferece?
Terás acesso a materiais didaticos interativos e de apoio ao estudo? O formador estará disponível para dar feedback e responder às tuas dúvidas e questões? Claro que estas perguntas fazem mais sentido no caso dos cursos online. Mas outros tópicos como a experiência dos formadores e o tipo de avaliação, por exemplo, devem pesar na tua escolha.
✓ É um curso certificado ou acreditado?
Está a ser “disponibilizado” por uma entidade de formação certificada? Existe alguma acreditação associada?
✓ Investimento.
Compara o preço do curso com outros semelhantes oferecidos por outras instituições. Além disso, verifica se há alguma campanha promocional a decorrer, ou algum pack de cursos que te possibilite fazeres mais do que uma formação por um valor mais atrativo e compensatório.
✓ Qualidade do curso.
Quem melhor do que alguém que já fez o mesmo curso para te dar feedback sobre a qualidade do mesmo? Encontraste avaliações positivas de antigos formandos? Ficaste agradado com o que descobriste?
Podes também gostar de: VP Formação: então o que vem a ser isto de Formação assíncrona?
Estas são as nossas dicas para a escolha de um curso adequado e que se adapte perfeitamente às tuas necessidades. Gostaste deste artigo? Que temáticas gostarias de ver desenvolvidas no nosso blog? Deixa-nos o teu feedback nos comentários.
Conhece os nossos cursos online, b-learning e presenciais aqui.
A VP Formação é uma empresa de formação powered by Vitae Professionals, certificada pela DGERT nas áreas de Saúde, Enfermagem e Línguas.